Pages

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ler- Prevenção



EDUCAÇÃO É A CHAVE!!

Em casa, no trabalho, no lazer e em qualquer situação, a conscientização é a base fundamental da prevenção. 

É necessário a prevenção adequada, cientificamente planejada, pois não adianta investir em mobiliário e outros acessórios sem um treinamento associado. 

Este conceito está associado à ergonomia de conscientização. Deve-se conscientizar o usuário/trabalhador, sobre a importância dele conhecer melhor seu corpo, suas fraquezas, pois por si só, adotará um programa de prevenção dentro e fora do local de trabalho. Ele, certamente será um ponto multiplicador de boas idéias de prevenção para outros colegas e para os membros de sua família. 

Devemos nos lembrar que as estatísticas demonstram que uma parte substancial dos problemas de LER/DORT tem origem ou se potencializam fora do local de trabalho.

A ergonomia pode ser dividida em três categorias: 

Ergonomia de Correção

Ergonomia de Concepção e 

Ergonomia de Conscientização

1- ERGONOMIA DE CORREÇÃO: Envolve e estuda: Atividade; Ambientes físicos; Iluminação, ruído, temperatura, etc; O posto de trabalho; Dimensões, formas, concepção etc. Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc. Tem eficácia limitada, pois corrigir sempre custa mais dinheiro.

2 -ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO: Interfere amplamente no projeto, da concepção do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho e formação de pessoal.

3- ERGONOMIA (D)E CONSCIENTIZAÇÃO: Ensina ao colaborador ou associado a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, Uso adequado de mobiliários e equipamentos. Implantação de pausas, Ginástica laborativa (antes, no meio e depois da atividade).

O que mais se esquece é a última...que, em nossa opinião, é a mais importante, a CONSCIENTIZAÇÃO. 

Não adianta nada você comprar mesas e cadeiras ergonômicas, descansa pés, cintos lombares sem um programa de conscientização adequado, pois: Educação é a Chave! 

Baseado em estudos norte americanos, pudemos estabelecer um programa de conscientização cujo resumo indicamos abaixo.
Esses estudos, criados especialmente para e Ergonomia Ocupacional, podem e devem ser levados, não apenas para o seu ambiente de trabalho mas sim, para toda sua vida.

Os dez mandamentos da ergonomia

1-Fazer com que o empregado / usuário conheça seu corpo, seu punho, suas fraquezas, suas limitações e suas necessidades. 
O empregado se tornará um verdadeiro "especialista" em punho, recebendo ao fim do curso um diploma, com direito a 
palmas e cumprimentos da alta administração. 

2- Adequar corretamente o "meio ambiente de trabalho" Os pontos principais de um bom ambiente de trabalho, que ajudará na prevenção das LER, são citados abaixo (dependendo da atividade de cada empresa)

Posto de Trabalho Ergonômico para corrigir a POSTURA 

Iluminação 

Temperatura Ambiente 

Descansos Programados 

Evitar Stress 

Uma parada de poucos segundos na linha de produção ou no escritório, para uma pequena pausa ou até para a chamada espreguiçada do gato, fará com que, além da redução das chances de uma LER, haja, também a possibilidade de um aumento da produtividade, pois "quebra" a chamada FADIGA POSTURAL!! 

3- Fazer com que o empregado conheça seu posto de trabalho, como funciona a nova cadeira que acaba de ganhar, ou outro dispositivo ergonômico como apoio para pés, cintos abdominais lombares e porque ele está "ganhando" estes acessórios

4- Fazer com que o empregado / usuário absorva as técnicas de prevenção para adotá-las dentro e fora do ambiente de trabalho, ou sejam:
A importância dos exercícios físicos dentro e fora do ambiente de trabalho.
A importância de se cuidar durante o transporte, lazer, trabalhos em fins de semana, esporte, etc. 

5- Fazer com o empregado seja um multiplicador dessas técnicas dentro e principalmente fora do trabalho, pois vai, inclusive, melhorar o seu relacionamento familiar e melhorar sua motivação dentro e fora do trabalho com conseqüente aumento do conforto, bem estar e produtividade. 

6- Fazer com que o empregado / usuário, através de cartazes com imagens, silhuetas semelhantes àquelas usadas no treinamento, agora espalhadas pelos ambientes de trabalho, como vestiário, refeitório e postos de trabalho, lembre-se sempre do treinamento. 



9- Ensinar e promover alguns exercícios simples de alongamento. 

10-Criar, na empresa ou em casa, o "comitê de ergonomia" que estuda seu espaço e analisa seus riscos. 

A postura correta dos punhos e da coluna vertebral é um dos fatores fundamentais na prevenção das chamadas LER.


0 comentários:

Postar um comentário