O QUE SÃO AS LER ?
Dentre as inúmeras definições , pode-se considerar que são doenças profissionais que vem acometendo os trabalhadores de diversos setores, que tem chamado a atenção dos médicos por serem altamente incapacitantes.
Adota-se a terminologia de Lesões por Esforços Repetitivos – LER ou DORT para as afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, isolada ou associadamente, com ou sem degeneração de tecidos, atingindo principalmente, porem não somente, os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional decorrente , de forma combinado ou não, de:
a) Uso repetitivo de grupos musculares;
b) Uso forçado de grupos musculares;
c) Manutenção de postura inadequada.
A LER pode didaticamente ser classificada em quatro graus, em função de seu estágio de adiantamento e é praticamente irreversível, principalmente nos estágios avançados. Em outras palavras a pessoa fica incapacitada, aleijada, para o resto da vida.
O interessante é que as impropriamente e popularmente chamadas de LER no Brasil, mais apropriadamente chamada de "Traumas por Esforços Cumulativos" nos EUA, as LER são uma série de lesões ou distúrbios quase sempre .....previsíveis!!
Dentre as doenças que são classificadas como LER ( ou DORT ) , temos de acordo com o Ministério da Saúde : TENOSSINOVITES, TENDINITES, EPICONDILITES, BURSITES, MIOSITES OU SÍNDROME MOFASCIAL, SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO, SÍNDROME CERVICOBRAQUIAL, SÍNDROME DESFILADEIRO TORÁCICO, SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO, DOENÇA DE QUERVAIN, CISTO SINOVIAL.
A tendência mundial no meio científico atual é substituir as antigas denominações por “Work Related Musculokeletal Disorders” (WRMD), cuja tradução no Brasil foi Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.
As Tendinites e Tenossinovites são as mais conhecidas, sendo que sua incidência maior está nos membros superiores, particularmente nos punhos.
A previsível LER participa com mais de cinqüenta por cento de todas as lesões oriundas do local de trabalho (pesquisa norte americana). Essas doenças, que provocam a ausência do empregado, ações indenizatórias, tratamentos médicos e substituição do empregado, custam bilhões de dólares às Empresas americanas, anualmente.
Qualquer movimento repetitivo (ou não) associado à força, vibrações, má postura tal como, digitação, montagem leve, operação de máquinas em geral, empacotamento, selecionadores e expedição, etc, podem colocar os trabalhadores sob risco de LER.
Dentre os candidatos de maior risco, no escritório, para as LER, estão os datilógrafos, digitadores, separadores de correspondência, caixas de Bancos e Supermercados e trabalhadores de escritório em geral. Qualquer um cuja função envolve os movimentos acima descritos
QUEM ESTÁ SUJEITO ADQUIRI-LA ?
Qualquer pessoa no trabalho, inclusive nos escritórios residenciais.
Veja que as mesmas doenças podem ser acometidas em atividades esportivas, por exemplo. Neste caso não são LER ou DORT, pois elas não tiveram sua origem no trabalho principal, isto é, o nexo causal não foi o posto ou atividade laboral.
QUAIS OS FATORES DE MAIOR RISCO?
Má postura e falta de condicionamento físico através de exercícios, falta de posto ergonômico, movimentos repetitivos, força, falta de pausas.
0 comentários:
Postar um comentário